fbpx

CRIE SEU PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL

Viver muitos anos com saúde e qualidade tem sido uma meta a ser alcançada por todos. Através dos avanços tecnológicos em pesquisa científica começamos a entender melhor o funcionamento do organismo. Dentro desse contexto, ter dentes saudáveis para mastigar bem os alimentos, permitindo que um percentual alto de nutrientes seja absorvido pelo nosso corpo, é uma condição imprescindível.

E para ter dentes saúdaveis é essencial criar um programa de sáude bucal. Para elaborá-lo é necessário, inicialmente, visitar um profissional de odontologia para avaliar sua condição bucal. Esta consulta é o ponta pé inicial para uma nova realidade e é importante para que possam ser esclarecidas dúvidas e suas expectativas pessoais serem ouvidas. Além disso, é a oportunidade para analisar as necessidades odontológicas a fim de que o Cirurgião Dentista possa elaborar o seu programa de saúde bucal.

 Ele deverá ser composto por um conjunto de medidas que envolvem disciplina no sentido de incorporar hábitos e atitudes na sua rotina diária e no planejamento de suas metas pessoais, permitindo-lhe uma condição de saúde bucal mais adequada.

A construção dessa relação profissional é importante para a adoção de medidas personalizadas, adaptadas individualmente ao seu estilo de vida, levando em consideração aspectos da sua história, hábitos, compromissos profissionais, comportamentos e escolhas alimentares que influenciam diretamente na sua resposta orgânica frente aos agentes causadores de problemas orais.

Essa educação em saúde bucal deverá despertar a importância do autocuidado e a implantação de medidas personalizadas relacionadas a higiene oral. Através da informação correta e do uso de uma técnica de escovação adequada o controle da placa bacteriana, substrato bacteriano responsável pela formação do biofilme dental e agente causador de problemas como cárie e doença periodontal (este último chamado cientificamente de doença gengival que é um dos pilares deste programa), será mais eficiente.

Considero o assunto prevenção em odontologia um conteúdo imprescindível para a saúde bucal. E vou mais além: afirmo, caro leitor, com segurança, que ela é importante para a saúde geral do indivíduo, já que muitas doenças tem como porta de entrada  a cavidade oral. E tal afirmação aplica-se a todas as faixas etárias: desde crianças, na fase da primeira dentição; até aos idosos, nas fases mais avançadas da vida.

Em todas as fases da vida sorrir sempre será fundamental para viver melhor, pois traz leveza as relações pessoais, profissionais e amorosas e, além disso, um belo sorriso funciona como um cartão de visitas. Aliado a estes aspectos comentados anteriormente é necessário abordar aqui também considerações psicossomáticas influenciadas por possíveis perdas e problemas dentais. Sensação de envelhecimento, preconceito social, baixa auto estima são sintomas relatados por indivíduos com poucos ou nenhum dente.

Neste processo de construção de uma nova identidade visual para o seu  sorriso e durante a fase de monitoramento do programa, além de aspectos relacionados  à métodos de escovação, escolha do creme dental adequado, orientações sobre o uso do fio dental, prescrição de enxaguante bucal, orientações sobre autoexame, limpeza e higienização lingual, busca ativa de lesões em tecido mole, orientações sobre dieta cariogênica,  poderá também ser necessário o suporte psicológico e até mesmo nutricional.

* Para maiores informações sobre nosso Programa de Saúde Bucal Personalizado consulte as opções de tratamento no nosso site flavioaquino.com.br clicando na aba tratamentos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Posts relacionados
QUEM  TEM MEDO DE ESCOVAÇÃO DENTAL?

  Quem lê o título deste texto pode pensar que estou me dirigindo a crianças birrentas acostumadas, antes de deitar, Veja mais

CUIDE DE SUA ESCOVA DE DENTES
Dr. Flávio Aquino, Dentista de Próteses e Implantes Dental em Maceió - AL, realizando reabilitações Avançadas.

Você sabia que sua escova dental pode ser um foco de problemas?  É verdade! Esse instrumento tão importante para a Veja mais

PERDA DENTAL e AUTOESTIMA
Dr. Flávio Aquino, Dentista de Próteses e Implantes Dental em Maceió - AL, realizando reabilitações Avançadas.

É muito frequente percebermos, no nosso convívio, a presença de pessoas usuárias de prótese dentária ou até mesmo com ausências Veja mais



× Como posso te ajudar?