fbpx
Dr. Flávio Aquino, Dentista de Próteses e Implantes Dental em Maceió - AL, realizando reabilitações Avançadas.

IMPLANTE É A MESMA COISA QUE PRÓTESE?

Perder dentes é problemático porque traz inúmeros danos a saúde bucal, já que funções importantes são afetadas  e refletem  na saúde geral. A perda dental influencia na mastigação compromete a trituração dos alimentos e a consequente absorção dos nutrientes pelo organismo.  Se o indivíduo apresenta idade avançada a situação complica-se, pois é nesta fase que comorbidades como diabetes, hipertensão e demências naturais do processo de envelhecimento geralmente aparecem. Dessa forma,  mastigar bem os alimentos torna-se uma necessidade fundamental à sobrevivência em boas condições de vida.

Geralmente trata-se perda dental pela substituição de dentes através do uso de próteses, que são dispositivos instalados na cavidade oral de várias formas, sempre suportadas, até então, apenas pelos dentes ou pela fibromucosa oral. Embora os primeiros estudos sobre implantes tenham sido iniciados na metade do século passado, pelo pesquisador sueco Per-Ingvar Branemark, foi só a partir da última década que esses dispositivos tornaram-se populares no Brasil.

Muita confusão tem ocorrido na população sobre o que realmente é o implante e dúvidas frequentes surgem em usuários quando se deparam com a necessidade de substituir suas velhas próteses por novos aparelhos. Mas o que é realmente um implante? Ele é a mesma coisa que prótese? Meu vizinho e minha amiga do trabalho colocaram implantes, eu também posso usá-los? São dúvidas frequentes nos consultórios odontológicos que acabam confundindo as pessoas.

Implante não é prótese e sim um parafuso de titânio com tratamento de superfície em proporções adequadas, com  roscas internas e externas, que é instalado no tecido ósseo abaixo da gengiva. Esse procedimento é realizado, na grande maioria das vezes, em ambiente de consultório odontológico, sem necessidade de internação hospitalar para sua realização e tem como objetivo exercer funções de suporte, anteriormente realizadas pelas raízes dos dentes removidas durante a perda dental.

Tratamentos com próteses suportadas por implantes são seguros, viáveis financeiramente quando bem planejados, tem durabilidade, possuem mínimas contraindicações e podem ser usados em todas as faixas etárias. Ou seja, é sobre o implante que as futuras próteses serão instaladas.

Para nós, Cirurgiões Dentistas, a afirmação do implante como solução protética, testada cientificamente inúmeras vezes,  pelos mais renomados centros de pesquisa mundo a fora,  revolucionou o cenário mundial de tal forma que dizer que existe uma odontologia antes e depois dos implantes não se trata de mero exagero e sim pura realidade acessível a todos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Posts relacionados
ODONTOLOGIA E QUALIDADE DE VIDA
Dr. Flávio Aquino, Dentista de Próteses e Implantes Dental em Maceió - AL, realizando reabilitações Avançadas.

Num papo entre amigos é comum a conversa girar em torno das dificuldades da vida cotidiana, bem como costumeiro, ouvir Veja mais

DEVO DORMIR COM MINHAS PRÓTESES?
Dr. Flávio Aquino, Dentista de Próteses e Implantes Dental em Maceió - AL, realizando reabilitações Avançadas.

Essa é uma pergunta que sempre ouço, ora dos meus alunos na faculdade, ora dos meus pacientes. De forma calma Veja mais

MIGRANDO DA DENTADURA PARA A SEGURANÇA DAS PRÓTESES SOBRE IMPLANTE
Dr. Flávio Aquino, Dentista de Próteses e Implantes Dental em Maceió - AL, realizando reabilitações Avançadas.

A perda dental é uma sequela devastadora para as funções orais: mastigar sem dentes é um problema complexo, pois o Veja mais



× Como posso te ajudar?