fbpx
Dr. Flávio Aquino, Dentista de Próteses e Implantes Dental em Maceió - AL, realizando reabilitações Avançadas.

MIGRANDO DA DENTADURA PARA A SEGURANÇA DAS PRÓTESES SOBRE IMPLANTE

A perda dental é uma sequela devastadora para as funções orais: mastigar sem dentes é um problema complexo, pois o desconforto e a dificuldade de trituração de alimentos duros costumam ser alguns dos problemas mais relatados por indivíduos com poucos ou nenhum dente. Como se não bastasse toda essa problemática, a pronúncia das palavras é alterada e dificuldades de comunicação são frequentes.

Uma grande quantidade de pessoas perde seus dentes muito jovens por cárie ou doença periodontal, mas o edentulismo (nome dado ao processo de perda dental) não é justificado apenas por fatores de ordem biológica: ele está também relacionado a condições socioeconômicas desfavoráveis, baixa escolaridade e dificuldades de acesso aos serviços de saúde.

Esse perfil social não é difícil de encontrar na nossa população, pois o Brasil é um país com altos índices de edentulismo. Aliadas a esses aspectos, as consequências da perda dental afetam também a aparência e a autoestima e questões nutricionais, associadas a dificuldade de consumir alimentos fibrosos ricos em nutrientes, são frequentes.

Com a perda dental, o osso alveolar, estrutura anatômica localizada abaixo do tecido gengival,  vai gradativamente desaparecendo e em algumas situações o osso costuma sumir totalmente. A este processo chamamos de reabsorção óssea, cuja condição dificulta a retenção das próteses na cavidade bucal  e tem sido motivo de muitas reclamações nos consultórios odontológicos.

Comum é ouvir relatos de dificuldade referente ao  equilíbrio das dentaduras durante as refeições. Mas essa é uma realidade que tem mudado. Com a chegada dos implantes, as próteses passaram a ser fixas, fato este que permitiu uma maior eficiência mastigatória por parte de antigos usuários de dentaduras.

Testemunhos admiráveis de pessoas que usaram dentaduras e substituíram esses aparelhos por próteses parafusadas sobre implantes tem sido muito comuns. Os implantes são parafusos fixados cirurgicamente no osso maxilar que possibilitam a construção de vários tipos de próteses sustentadas sobre eles:  é possível substituir desde um dente perdido até todos os dentes da arcada. Em uma destas possibilidades, a opção terapêutica denominada de prótese protocolo Branemark, quatro implantes podem segurar uma prótese total na arcada inferior.

O tratamento de próteses sobre implantes é seguro, não apresenta problemas, melhoram acentuadamente a eficiência mastigatória e aparência e na maioria dos casos são necessários procedimentos simples e que envolvem apenas duas fases:  uma para instalar os implantes e outra para instalar as próteses. Entretanto, para serem duradouros, precisam ser  detalhadamente planejados e realizados por profissionais capacitados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Posts relacionados
ODONTOLOGIA E QUALIDADE DE VIDA
Dr. Flávio Aquino, Dentista de Próteses e Implantes Dental em Maceió - AL, realizando reabilitações Avançadas.

Num papo entre amigos é comum a conversa girar em torno das dificuldades da vida cotidiana, bem como costumeiro, ouvir Veja mais

DEVO DORMIR COM MINHAS PRÓTESES?
Dr. Flávio Aquino, Dentista de Próteses e Implantes Dental em Maceió - AL, realizando reabilitações Avançadas.

Essa é uma pergunta que sempre ouço, ora dos meus alunos na faculdade, ora dos meus pacientes. De forma calma Veja mais

IMPLANTE É A MESMA COISA QUE PRÓTESE?
Dr. Flávio Aquino, Dentista de Próteses e Implantes Dental em Maceió - AL, realizando reabilitações Avançadas.

Perder dentes é problemático porque traz inúmeros danos a saúde bucal, já que funções importantes são afetadas  e refletem  na Veja mais



× Como posso te ajudar?