fbpx

QUEM  TEM MEDO DE ESCOVAÇÃO DENTAL?

 

Quem lê o título deste texto pode pensar que estou me dirigindo a crianças birrentas acostumadas, antes de deitar, a teimarem com suas mães para não escovarem seus dentes por puro capricho infantil. Mas na verdade, estou provocando mesmo gente crescida que vê  a escova dental como inimiga número um.

O quadro complica-se quando essas mesmas pessoas hesitam, por algum motivo, frequentar o consultório odontológico e passam longos períodos sem cuidar dos dentes. Para alguns, lendo este relato, pode parecer que se trata de uma situação inverídica ou história de ficção. Mas não é.  Existem pessoas que vivenciaram experiências negativas na infância e correm léguas do dentista. E além de não fazer visitas periódicas ao consultório, não realizam cuidados básicos como, por exemplo, a escovação diária. Pessoas que cuidam dos dentes apresentam menos problemas quando fazem suas consultas odontológicas de rotina e é importante cuidar deles para que durem todo o tempo de vida.

É necessário planejar os momentos de escovação diários, pois escovar os dentes não pode ser um ato mecânico, sem um objetivo claro, ou seja, precisamos disponibilizar atenção a escovação, para que ela seja efetiva na limpeza dental. Sugiro, caro leitor, distribuir esses momentos entre os seus afazeres diários, de tal forma que você escove seus dentes após as refeições e principalmente antes de dormir. Recomendo ainda, que quando for executá-lo esteja preferencialmente diante de um espelho, monitorando visualmente seus movimentos manuais com a escova. Se usar óculos não esqueça de colocá-los para poder enxergar melhor as superfícies dentais a serem limpas.

Muitas pessoas têm o hábito de levantar da cama escovar os dentes, sentar na mesa para a refeição matinal e em seguida sair para as tarefas profissionais cotidianas do dia a dia. Se analisarmos esse comportamento, podemos afirmar que ele permitiu um curto espaço de tempo com os dentes limpos, já que imediatamente após a escovação aconteceu uma refeição. Se este processo alimentar tiver como base alimentos ricos em açúcar, complicou-se ainda mais a situação, pois a escovação após alimentação é prioridade no sentido de manter os dentes limpos longos períodos de tempo durante o dia.

Uma boa alternativa para não esquecer ou descuidar da escovação dos dentes é  fazer kits de higiene dental e distribuí-los pelos seus ambientes de circulação diária. De preferência, tenha vários: na mochila ou bolsa do trabalho, na maleta de maquiagem, na bolsa da  academia, na gaveta da mesa do trabalho, no armário do vestiário da empresa, entre outros. Para esse feito, existem no mercado escovas dentais compactas de qualidade e pastas em bisnagas menores que ocupam pouco espaço.*

Na sequência dos procedimentos de higiene, use o fio dental: ele age removendo a placa bacteriana dos espaços inacessíveis localizados entre os dentes e que as cerdas das escovas dentais não conseguem alcançar.  Para o uso do fio, disponibilize pedaços compatíveis com o tamanho de suas mãos para que seja possível levar o fio a boca, visualize no espelho esta ação e após cada deslizada sobre os espaços interdentais lave-o em água corrente para remover os resíduos alimentares depositados sobre ele. Ao final do seu uso, repita a escovação para remover possíveis resíduos deixados sobre a superfície dental.

Muitas pessoas evitam o uso do fio por falta de habilidade ou preguiça e já ouvi relatos sobre o odor deixado nas mãos. Acho importante ressaltar a necessidade do fio dental e que habilidade é treinamento e repetição: com o passar do tempo você verá que se trata de um procedimento fácil. E para aqueles que relatam desconforto com o mau cheiro do fio, recomendo o uso de fios com cabo plástico, pois nesta opção os dedos não entram em contato direto com eles e são práticos de usar apesar de custarem um pouco mais.

 

*Aqui no Blog você encontra um conteúdo sobre cuidados e preservação  de escovas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Posts relacionados
CRIE SEU PROGRAMA DE SAÚDE BUCAL

Viver muitos anos com saúde e qualidade tem sido uma meta a ser alcançada por todos. Através dos avanços tecnológicos Veja mais

CUIDE DE SUA ESCOVA DE DENTES
Dr. Flávio Aquino, Dentista de Próteses e Implantes Dental em Maceió - AL, realizando reabilitações Avançadas.

Você sabia que sua escova dental pode ser um foco de problemas?  É verdade! Esse instrumento tão importante para a Veja mais

PERDA DENTAL e AUTOESTIMA
Dr. Flávio Aquino, Dentista de Próteses e Implantes Dental em Maceió - AL, realizando reabilitações Avançadas.

É muito frequente percebermos, no nosso convívio, a presença de pessoas usuárias de prótese dentária ou até mesmo com ausências Veja mais



× Como posso te ajudar?